Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sex | 27.09.19

5 dicas para incentivar a leitura nas crianças

leitura na infância.jpg


Sou um "rato de biblioteca" desde os 13 anos, mais coisa menos coisa. As minhas filhas gostarem de livros é a coisa mais natural do mundo. Nem consigo imaginar como poderiam não gostar.

Olhando "de fora" para o que têm sido os nossos hábitos com os miúdos em relação aos livros, consigo destacar alguns comportamentos nossos que podem ter estimulado este gosto pela leitura nas nossas crianças.

Seguem, então, algumas dicas para incentivar a leitura nas crianças:

  • Gostar de ler.
    Como tudo o que diz respeito à educação das crianças, nada melhor do que dar o exemplo. Dizer-lhes para ler e nunca pegar num livro faz pouco sentido.

  • Ter livros em casa e ler com as crianças desde muito cedo.
    Mesmo que eles nem saibam falar, vale a pena ler-ler histórias simples em livros pensados para crianças pequenas com texturas interessantes, sons e cores vivas.

  • Ler as histórias com entusiasmo.
    Nem sempre tenho paciência para ler com entusiasmo sendo que, muitas vezes, começo a bocejar depois de ler duas páginas. Ainda assim é muito positivo lermos com verdadeiro entusiasmo, fazendo vozes e interpretando o texto com emoção e graça. Este detalhe faz toda a diferença na forma como os miúdos encaram os livros.

  • Frequentar uma biblioteca com as crianças.
    Desde bebés que os meus filhos frequentam a biblioteca. A biblioteca é mesmo um dos lugares preferidos das miúdas (o miúdo ainda não opina muito sobre isso) e não é raro chorarem quando temos que vir embora. Elas adoram andam por lá a brincar com jogos e a ver vários livros.

  • Escolher as histórias certas para cada idade e para cada criança.
    Uma das minhas atividades preferidas é escolher livros para os meus filhos. Sento-me numa das mesas da biblioteca com uns 30 livros à frente e folheio-os um a um para escolher os mais interessantes e adequados e cada um dos meus filhos. Tento selecionar os livros de acordo com a idade e também de acordo com os interesses dos meus filhos. A Lara, por exemplo,  gosta muito de histórias de monstros e de enciclopédias. Já a Maria gosta de livros com palavras estranhas e cores fortes.

Espero que este texto vos possa ser útil de alguma forma e se tiveres outras dicas deixem nos comentários.

Beijos e abraços

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.