Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qua | 25.08.21

7 formas de estimular o gosto pela leitura nas crianças

 

IMG_3913.jpg

 

Já falei sobre isto algumas vezes.  Por aqui não é difícil estimular a leitura nos miúdos.
Os pais adoram ler, temos sempre livros diferentes em casa, frequentamos a biblioteca e lemos para eles desde miúdos. Penso que estas são as ações básicas para estimular uma criança a ler.

Para além disto, há mais um ou dois truques que podem ajudar a estimular o gosto pela leitura nos mais pequenos.

1- Transformar a ida à biblioteca num momento especial. Falo sobre isso uns dias ou umas horas antes com muito entusiasmo. Quando é possível, levo os miúdos comigo  e deixo-os explorar os livros e escolher os que querem ler e levar para casa. A Lara, que é quem tenho levado mais vezes, não faz questão de escolher livros para levar para casa, mas gosta de ficar a ler um livro, sentada numa mesa da biblioteca.

2- Se vou sozinha à biblioteca, não digo nada aos miúdos e, quando eles chegam a casa da escola, encontram todos os livros "novos" em exposição. Ficam entusiasmadíssimos com a novidade e começam logo a explorá-los.

3- Tento trazer sempre livros muito diferentes entre si.  Assim, eles podem explorar diversas linguagens e escolher aqueles de que gostam mais. 

4- Para os mais pequenos, trago sempre livros muito coloridos, com relevos, brilhantes, com janelas ou pequenos jogos. É uma primeira abordagem à leitura mais simpática e com potencial para ser bem sucedida.

5- Exploramos um livro de várias formas. Lemos da forma tradicional e, depois, fazemos jogos: procuramos objetos, dizemos quais são as nossas partes preferidas no desenho, fazemos vozes de animais e de personagens e deixamos a imaginação guiar-nos.

6- Nunca os obrigamos a ler. Sugerimos, deixamos os livros aqui e ali, mas nunca tornamos o ato da leitura algo obrigatório. 

7- Tento trazer sempre um ou dois livros sobre algo que eles gostem: dinossauros, princesas, cores ou sobre alguma coisa próxima da nossa realidade: desfralde, praia, férias, verão. 

Mais dicas aqui e aqui.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.