Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 28.05.20

A Maria com 3 anos (quase 4)

IMG_9125.jpg

A Maria surpreende-nos constantemente com as coisas que diz, muito racionais para a idade.

Adora brincar com bonecas e é capaz de ficar horas a brincar e a criar cenários com as bonecas. Se estiver muito concentrada fica a brincar sozinha, mas prefere companhia. Não gosta de estar sozinha e pede sempre para alguém ficar com ela a brincar, mesmo que seja só a assistir à brincadeira. Muitas vezes ela fica comigo na cozinha a brincar enquanto eu faço as refeições ou arrumo a cozinha.

Outra das atividades preferidas da Maria é recontar as histórias depois de eu as ler. Pede sempre para contar ela a história e é mesmo muito engraçado ouvir a sua versão da história, principalmente de livros mais "científicos". Um destes dias, estava a recontar a história do surgimento da vida na terra, desde a criação do universo, e a forma como utilizava a palavra "partículas" era mesmo cómica: "E surgiram as partículas, as partículas misturaram-se assim, e assim e assim (apontando para as diferentes imagens do livros que mostravam como se agrupavam as partículas)...".

Desde que estamos em cada devido ao surto de coronavírus, a Maria está muito mais calma e amiga dos seus irmãos. Já brinca muito mais com o Eduardo e ele já diz o nome dela ou algo parecido com "Bibi", embora a Maria o tente ensinar a dizer "Mimi".

Não temos feito grande coisa da escola, mas vou-lhe ensinando as coisas ao longo do dia, recorrendo a exemplos práticos para o português e a matemática. Tento não me preocupar muito quando vejo, nos grupos de mães da escola, as atividades criativas e complexas que as outras mães fazem com os filhos. Acho as atividades maravilhosas e fazem-me lembrar as que fazia com a Lara, mas tenho mesmo que me proteger da culpa de me sentir uma mãe menos capaz e evito visitar muito esses grupos. 

A Maria não gosta muito de coisas mais "tolas". É engraçado ver como se ri, por imitação da Lara, de histórias ou desenhos animados mais disparatados e depois desiste rapidamente da sua visualização por não achar piada nenhuma àquilo. Não sei a quem sai, cá por casa todos somos disparatados. :)

Neste momento o seu filme preferido é o Rei Leão (o 1 e o 2) e os livros já são mais variados, todos os dias me pede para ler um diferente.

Gosta muito de jogar no iPad mas já fica muito mais tranquila  (do que antes, quando fazia grandes birras) quando lhe dizemos que é hora de parar de jogar.

Nesta quarentena a Maria ganhou mais autonomia para ir à casa de banho, já vai sozinha o que é uma grande vitória para nós. A Maria é bastante independente, em geral. Ser filha do meio pode explicar isso.

Quase todos os dias vem para a nossa cama a meio da noite e nós deixamos sempre. Na verdade, tal como acontecia com a Lara, gosto imenso de dormir com ela ou qualquer dos meus filhos.

A Maria come bem mas prefere hidratos de carbono. Não é muito gulosa e só come a sopa de boa vontade se tiver qualquer coisa lá dentro (carne, peixe, ovo, queijo ou croutons).

Continua a andar com a sua almofada para todo o lado e é preciso muita habilidade para colocar aquela almofada a lavar de vez em quando.

A Maria é uma menina muito inteligente, conservadora e familiar. Gosta que estejamos todos juntos e se for sempre a fazer o mesmo tipo de coisas, melhor. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.