Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Dom | 02.08.15

Adormecer um bebé em 10 minutos (ou menos)

foto-bb-dormindo

Imagem de www.semprematerna.com.br

 

Quando a Lara nasceu, e durante as primeiras semanas, dormia o tempo quase todo. Acordava de noite para mamar mas dormia muito durante o dia, fazendo uma grande sesta de manhã e outra de tarde.

 

Não tinhamos propriamente rotinas de sono. Era mais ou menos como calhava. Ela mamava  de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 e dormia sempre que queria.

 

Depois, vieram as cólicas e chegava a ficar acordada até às 3 da manhã.

 

As cólicas duraram mais ou menos um mês e meio mas, a partir daí e até fazer 1 ano, os sonos durante a noite eram sempre interrompidos  2, 3 ou 4 vezes. Uma noite em que a Lara acordasse apenas uma vez e em que nós dormíssemos 4 horas seguidas, era um sonho.

 

Para a adormecer de noite tentávamos de tudo: cantar, embalar, gravámos horas de ruído branco, no iPad, que deixávamos no quarto (o que resulta lindamente nos primeiros 2 meses, mas depois perde efeito gradualmente). O que resultava num dia, já não resultava no dia seguinte.

 

A Lara não adormecia sozinha. Sempre a embalámos (se não adormecesse a mamar). Chegámos a tentar o Método Estivill, mas não conseguimos ouvi-la a chorar por mais de 5 minutos e desistimos à primeira.Até que percebemos, por acaso, o que a punha mesmo a dormir e resultava sempre.

 

Quando estava em casa com a Lara e ela era muito pequena para fazermos grandes brincadeiras juntas, eu tentava inventar formas de fazer algo que fosse aprazível para mim e para ela ao mesmo tempo. Uma das coisas que pensei fazer, era ver concertos inteiros na televisão, todos os que nunca tinha tempo de ver, e dançar com ela ao mesmo tempo. Logo na primeira tentativa, ela adormeceu ao fim de poucos minutos. Simplesmente encostava a cabeça ao meu ombro e dormia. Até hoje.

 

Depois de fazer um ano, ela começou a dormir sozinha, pelas 21h00. Dou-lhe de mamar, ponho-a na cama com a chucha e o coelhinho preferido, e ela acaba por dormir sozinha ao fim de algum tempo. O que se passa é que à tarde, às vezes ela não quer dormir. Por norma tem sono pelas 14h00 e dorme 2 horas. Mas, às vezes, são quase 16h00 horas e ela cheia de genica. Então é só colocar um concerto no iPad (convém ser um concerto ao vivo, não sei bem porquê, acho que ela gosta de ver as pessoas a mexer) dançar com ela ao colo durante uma ou duas músicas, dar de mamar um bocadinho e já está. Com ela, funciona sempre. raramente é necessário mais do que 10 minutos.Para a Lara tem que ser música "acelerada" como technno minimal. Usamos muito boiler rooms como esta.

 

Hoje, ela dorme das 21h00 às 8h00 e, de tarde, faz uma sesta de 2 a 3 horas.

 

Nota:A Lara começou a dormir melhor de noite quando foi para o quarto dela e deixou de dormir num berço. Passou a dormir no parque em que colocámos espuma em jeito de colchão.

 

Não sei bem se foi isso que a ajudou a dormir melhor. Tenho ouvido várias histórias de crianças que passaram a dormir melhor quando foram para o quarto.

 

Ela também se mexia muito de noite e, no berço, batia com a cabeça ou os braços nas grades laterais (mesmo com as proteções) e no parque isso não acontece porque aquilo é tudo de tecido flexível.

 

Ela já está  a ficar do tamanho do parque e em breve vai passar para uma cama maior. Vamos optar por uma cama no chão. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.