Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sab | 26.05.18

Alguém tem que contar isto às grávidas ou mulheres que pensam em engravidar

gravida 7.jpg

 

Há um teste que se faz no segundo trimestre de gravidez que se chama prova de tolerância à glicose e que consiste em beber um líquido com 75 g de glicose em cerca de 10 ou 15 minutos.

A mulher grávida terá que tirar sangue em jejum, 1 hora depois de beber o líquido e duas horas depois.

O teste serve para diagnosticar uma possível situação de diabetes gestacional e, atempadamente, tomar as medidas necessárias para uma gravidez tranquila em que a saúde do bebé e da mãe fiquem assegurados.

Muitas mulheres temem este exame, principalmente as que já o fizeram alguma vez porque o líquido que têm que beber é mesmo muito enjoativo para algumas pessoas.

Eu já fiz o teste várias vezes porque, durante a gravidez da Lara tive diabetes gestacional, diagnóstico feito precisamente através deste teste de tolerância à glicose. Também tive que fazer depois do parto porque fiquei com pré-diabetes (situação que meses depois normalizou).

Na primeira vez não me lembro de me ter custado. Não sei dizer se custou ou não, simplesmente não me lembro.

Quando fiz na gravidez da Maria, aí sim, ia desmaiado e ia-me vomitando toda. Não sei se era por o líquido ser diferente, se por estar em temperatura ambiente, mas foi mesmo uma experiência desagradável. O bom foi que não tive diabetes gestacional.

Agora uma coisa vos digo, se beberem o líquido bem fresquinho faz toda a diferença. Eu fiz um dos testes com água muito fresca e parecia que estava a beber um refrigerante (e nem costumo beber refrigerante). É que faz mesmo toda a diferença.

A senhora das análises é que me deu a dica e, de facto, nem um enjoo senti depois de beber aquilo. Posso dizer que não custou nada.

Claro que há pessoas a quem não custa nada fazer este teste a quem tanto faz beber frio como à temperatura ambiente (alguém que se acuse) mas para quem achar (ou souber) que vai enjoar experimente este truque.

Comigo fez toda a diferença para muito melhor!

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.