Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Dom | 08.10.17

Arrumar e organizar os brinquedos das crianças

 

IMG_5941.JPG

 



Cá em casa somos bastante minimalistas. Somos mesmo. Não compramos brinquedos com regularidade nem encorajamos outras pessoas a fazê-lo.

Ainda assim, os brinquedos vão-se acumulando. E, por mais estranho que pareça, as miúdas brincam mesmo com tudo. Mesmo.

Quando vou dar por isso, tenho o quarto ou a sala cheio de brinquedos de todos os géneros e feitios. São vários tipo de brinquedos de construção misturados, pequenas peças magnéticas, cubos de borracha, sapatinhos de Barbie minúsculos, alimentos de plástico, serviços de chá e uma série de outras coisas.

É inevitável. A determinada altura deixo-as sozinhas a brincar, um minuto que seja, e o caos instala-se.

Apesar de ter crianças em casa há quase 4 anos não me consigo habituar a ter o chão cheio de brinquedos espalhados. Isso mexe-me com os nervos. De modo que a semana passada, estando sozinha com as duas, deu-me uma genica e organizei tudo. Tudo, tudo.

Eis como organizei os brinquedos todos:

- Primeiro arranjei caixas e sacos de organza transparentes para dividir os brinquedos mais pequenos por tipo. Separei todos os legos e brinquedos de construção por conjuntos em sacos diferentes. Vou tentar dar-lhes para brincar apenas um de cada vez.

- Coloquei num saco os acessórios de boneca, no outro os alimentos de velcro, noutro os brinquedos pequenos de bebé, numa caixa os cubos de borracha, noutra caixa os brinquedos eletrónicos, numa gaveta todo o material de desenho e pintura, noutra os puzzles e o mesmo com todos os outros brinquedos.

- Coloquei num saquinho todos os brinquedos pequenos perigosos para a Maria e guardei num local inacessível.

- Aproveitei para deitar fora tudo o que estivesse estragado e inutilizável.

- Guardei a maior parte dos brinquedos no quarto (cada um no seu sítio e reservei alguns para o baú da sala. Apesar de ter as coisas das miúdas quase todas no quarto, acho importante terem algo só delas na sala que é, afinal de contas, o sítio onde estamos todos juntos mais tempo. Neste sentido, tenho na sala um baú cor de rosa com alguns brinquedos das duas. Elas abrem o baú e escolhem o que querem para brincar na sala. Depois voltam a arrumar facilmente (mais a Lara porque, com um ano, a Maria ainda não arruma grande coisa).

Para já está a funcionar bem e a arrumação mantém-se. Com este sistema elas aprendem que cada coisa tem o seu lugar e que, assim, é mais fácil manter o ambiente agradavelmente arrumado e encontrar o que procuramos.

E por aí, como é que organizam os brinquedos dos mais pequenos?





1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.