Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 12.04.18

Atividade para crianças com arroz colorido

arroz colorido 5.jpg



Sou daquelas pessoas que não aprecia nada ficar fechada em casa durante muito tempo. Tento sair de casa todos os dias, nem que seja andar uns metros até ao jardim e ficar lá 30 minutos a apanhar sol e a ler um livro. 

Estar em casa, durante todo o fim de semana, com duas miúdas pequenas pode ser um desafio enorme. As miúdas precisam de correr, de apanhar ar, de fazer coisas novas e divertidas e precisam, acima de tudo, de contactar com a natureza e com outras pessoas.

Mas naqueles dias em que chove imenso ou em que alguma está adoentada, não dá mesmo para sair e é preciso - mesmo - inventar atividades e brincadeiras novas para se entreterem.

Uma das coisa que fiz recentemente para a Lara (que tem 4 anos) foi uma brincadeira com arroz colorido.

É muito simples: coloquei na mesa da cozinha vários recipientes com arroz de várias cores e várias caixas de plásticos e colheres de diferentes formatos. Dei-lhe ainda uns frascos de vidro com tampa para ela colocar o arroz e usarmos depois como decoração. Ela ainda fez dois frascos decorativos bem giros mas depois quis usar o arroz todo e desistimos dos frascos.

A Lara adorou, passou imenso tempo a brincar sozinha com o arroz, muito entretida. Depois da brincadeira guardei o arroz (entretanto já com as cores todas misturadas) e ela pede de vez em quando para voltar a brincar.

É uma brincadeira muito gira que promove também a arrumação, uma vez que a criança tem que deixar tudo arrumadinho depois de brincar. Nas primeiras vezes foi preciso insistir um bocadinho com a Lara para ela arrumar todos os grãos de arroz espalhados na mesa mas agora ela já arruma sozinha sem precisarmos de lhe dizer.

Passo a explicar como fiz o arroz colorido:

Material necessário

Sacos de plástico com sistema de fecho.
Corante alimentar
Arroz de qualquer tipo
Caixas de plástico e colheres de vários formatos e tamanhos.
Opcional: frascos de vidros ou plástico com tampa para fazer objetos de decoração.

 

Para cada chávena de arroz usar algumas gotas de corante.

Colocar o arroz dentro de um saco plástico, adicionar algumas gotas de corante, fechar o saco e misturar. Se necessário acrescentar mais algumas gotas para a cor ficar mais forte. É bom ir colocando aos poucos para ver o efeito da cor.
Também podem misturar duas cores para criar cores diferentes.

Depois é só abrir o saco em cima e deixar a secar uns dois dias.

Espero que gostem tanto como nós desta atividade. :)

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.