Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qua | 14.02.18

Aprendi a arrumar a casa!

a magia da arrumacao 7.jpeg


Há algum tempo que me interesso por arrumação e organização. Por uma questão de necessidade prática de manter uma casa pequena arrumada e organizada, e porque todos gostamos de estar num ambiente limpo, organizado e amplo.

Apesar de gostar de organizar e arrumar confesso que não tenho um jeito inato para a coisa. Tão depressa tenho as coisas arrumadas como, em poucos dias, volto a ter gavetas e roupeiros desorganizados e cheios de tralha.

De modo que urgia encontrar uma forma de organizar a casa de vez. Neste sentido ouvi falar da Marie Kondo, uma guru da organização que parece ter um método infalível para mudar a minha vida e a minha casa para sempre. 

Li o livro em dois dias e garanto-vos que já mudou a minha vida. Parece impossível mas o facto é que, neste momento, não só consigo arrumar tudo de uma forma super rápida e intuitiva, como adoro fazê-lo.

Uma das melhores coisas do livro é que nos dá uma base teórica muito boa sobre a importância e as vantagens de ter a casa sempre arrumada. E não é nada chato, pelo contrário: é interessantíssimo. Depois temos meia dúzia de dicas práticas e, a partir, daí estamos completamente aptos para mudar a nossa casa e a nossa vida.

Tenho mesmo muito para vos dizer sobre este livro e, principalmente, sobre a revolução que ele está a operar cá em casa por isso vou fazer vários textos sobre este assunto.

Para já deixo-vos as dicas principais de arrumação que retirei do livro. São as que fazem mais sentido para mim mas para vós pode ser diferente e estas dicas não impedem de forma nenhuma a leitura do livro, que aconselho vivamente. 

Seguem as 3 ideias principais que usei na arrumação da minha casa, arrumação essa que fiz com o Milton que tratou da parte mais "pesada da coisa":

1- Destralhar
Nesta fase eu estava em vantagem porque já tenho o hábito de destralhar. Ainda assim, só na arrumação de documentos, tiramos de casa 4 sacos de lixo de 30 litros de papéis. 

2- Encontrar um lugar para cada coisa
Aqui eu estava a precisar de uma grande ajuda. Cá em casa havia coisas espalhadas por todo o lado e proliferavam as "gavetas da tralha". Agora vejo que esta era a pior parte da organização da casa. Neste momento já não tenho gavetas de tralha e sei exatamente onde está cada objeto.

3- Arrumar da forma correta
Esta é a fase mais gira e uma das mais importantes. Se arrumarmos as coisas da forma correta poupamos imenso espaço. Por exemplo, no roupeiro, sempre fui apologista de pendurar o máximo de roupas possível. Nada mais errado. Desde que aprendi a dobrar roupa que não quero outra coisa. É incrível o efeito da roupa dobrada como deve de ser e a sensação de leveza e alegria que isso nos traz.

Neste momento, sinto-me quase uma pessoa diferente. Nunca tive a casa tão arrumada e posso dizer que esta organização afeta outros aspetos da vida. Sinto-me melhor, mais leve, mais enérgica e com a mente muito mais calma e organizada.

Uma dica que vos posso dar que me ajudou imenso e é típica do método de Marie Kondo é o uso de divisórias para gavetas e caixas para o roupeiro.
É a única coisa que, na minha opinião, vale a pena comprar se não tiverem. Eu já tinha várias divisórias de gavetas em casa que tinha comprado em diversas fases da minha vida (e estavam mal utilizadas) e talvez ainda arranje mais algumas. Se tiverem caixas de sapatos vazias também servem. O importante é que sejam bonitas e discretas porque o aspeto visual das vossas gavetas e armários também vai afetar sempre a vossa disposição. As divisórias ou caixas que utilizarem não devem ter tampa para que possam aceder facilmente ao que está lá dentro.

Seguem aqui alguns exemplos do que usei cá em casa e faz toda a diferença (os primeiros estão com um desconto maravilhoso que vale mesmo a pena aproveitar):


Clicar nas imagens para ver detalhes e preços dos produtos.
 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.