Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sab | 03.03.18

Comecei a praticar meditação mindfulness

mindfulness.jpg

 

Entre as minhas novas práticas diárias para reduzir a ansiedade e o stress e ter uma vida mais focada e calma está a prática de meditação Mindfulness.

Já tinha lido o livro "Educar com Mindfulness" (falo sobre isso aqui) que me chamou a atenção para o tema e agora estou a ler o livro "Aqui e Agora", de Vasco Gaspar. Este livro tem práticas de Mindfulness que ajudam a focar no momento presente e a obter, naturalmente, mais tranquilidade e eficiência em tudo a que nos propusermos.

Quanto a mim quero propor-me a ser menos ansiosa e mais tranquila em relação a tudo e todos. Creio que já estou bem melhor mas, com as pesquisas que tenho feito sobre o assunto, o meu interesse cresceu imenso e quero mesmo saber mais só por gosto.

Tenho praticado meditação Mindfulness 10 minutos por dia e já noto diferenças.

No imediato noto uma sensação de relaxamento e descontração. Sinto-me bastante calma e serena logo depois de praticar.

A longo prazo tenho-me sentido muito mais focada e descontraída em relação a tudo. Por exemplo, se antes a minha mente andava a ruminar um assunto incessantemente, mesmo que eu não pudesse fazer nada em relação a ele, agora tenho muita facilidade em mudar o foco da atenção e tirar da mente aquilo que quiser.

Claro que não é algo que aconteça de um dia para o outro ou sempre com a mesma eficiência mas, com a prática constante, tenho melhorado bastante. Até me é difícil acreditar que consiga dominar tão bem os pensamentos e aumentar a boa disposição assim, só porque tenho vontade de o fazer.

O Mindfulness é uma forma de estar na vida e uma prática que se quer diária, senão não resulta. A boa notícia é que, quem pratica não vai querer deixar de praticar. Estar focado no presente passa a ser uma forma de estar natural como se a nossa mente passasse a estar mais "musculada" e forte e quisesse continuar assim.

O facto é que sempre fui distraída e sempre tive a mente repleta de pensamentos caóticos (continuo a ter). A diferença é que agora posso controlar os meus pensamentos e alinha-los com a minha vontade e com o que mais me convém.

Recomendo a todos ou, pelo menos, aos mais ansiosos que precisam de umas "massagens mentais". :)

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.