Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Ter | 24.09.19

Como é a nossa rotina com três filhos pequenos

tres crianças pequenas.jpg


Quando oiço alguém dizer que é muito difícil ter um filho pequeno e gerir todas as outras coisas sorrio para dentro.

E não sorrio por ter três filhos pequenos e achar que não é difícil ter um filho pequeno. Nada disso. 

Sorrio porque ainda me lembro de ter apenas um bebé pequeno e de como era difícil e desafiante. Era mesmo! Muitas vezes mais do que agora que tenho 3 filhos pequenos.

Na altura eu não sabia nada de nada e tudo era um desafio e uma complicação. Agora existem outros desafios, muitos até, mas também existe mais experiência, mais descontração e mais "estaleca".

E um dos segredos para gerir o dia a dia com três filhos pequenos é mesmo a calma, as expetativas realistas e a rotina. Sem rotina a vida torna-se num caos ainda maior e as coisas simplesmente não se fazem.

Não posso dizer que temos uma rotina perfeita e que tudo corre todos os dias pelo melhor, mas creio que nos vamos safando bem.

Posto isto, creio ser de alguma utilidade partilhar alguns dos procedimentos que fazem parte da nossa rotina e que nos ajudam a manter alguma sanidade mental e alguma organização.

Dormir cedo
É muito difícil manter a rotina de deitar cedo porque eu e o Milton temos muitos interesses e vontade de fazer muitas coisas que vão além do trabalho e da família mas, a bem da nossa sanidade mental, temos feito um esforço para nos deitarmos antes da meia noite.

Preparar uma ementa semanal
Gosto de ser eu a fazer isto e tento preparar uma lista com todas as refeições que vamos fazer ao longo da semana, desde almoços e jantares aos lanches que os miúdos levam para a escola. Nem sempre consigo fazer as ementas mas corre tudo melhor quando o faço.

Preparar as roupas para a semana toda
É exatamente a mesma coisa em relação ao ponto anterior mas com roupas.

Os miúdos tomam banho ao mesmo tempo ou de seguida
A Lara e Maria tomam banho juntas na maior parte das vezes e o rapaz toma logo depois. As unham cortam-se todas de seguida. Se não for assim é uma confusão.

Refeições dos miúdos ao mesmo tempo
Tal como os banhos, as refeições dos miúdos são ao mesmo tempo. Nós comemos sempre mais tarde.

Os miúdos deitam-se ao mesmo tempo (ou quase)
As miúdas vão para a cama primeiro e, logo que elas adormecem, deitamos o Eduardo no berço já no quarto das irmãs. Não o deitamos antes das miúdas adormecerem para não acordar com o barulho delas a conversar.

Só há desenhos animados ao fim de semana
Antes usávamos muito a televisão para distrair os miúdos enquanto despachávamos as coisas de manhã, mas depressa percebemos que isso dava uma grande confusão. Em menos de 5 minutos as miúdas começavam a discutir por quererem desenhos animados diferentes. Acabámos com isso rapidamente e agora não há desenhos animados durante a semana em nenhuma hora do dia. Elas habituaram-se rapidamente e as manhãs tornaram-se muito mais pacificas. Elas simplesmente entretêm-se a brincar juntas ou sozinhas com os seus brinquedos.

Pedir a colaboração das crianças mais velhas e dar-lhes responsabilidades
Muitas vezes peço à Lara (5 anos) para me ajudar a tomar conta dos irmãos e ela ajuda mesmo muito. Coloco o bebé no berço e deixo-a a entrete-lo para ele não chorar ou peço-lhe que brinque com a Maria enquanto faço outras tarefas.
Também responsabilizei a Lara pelo bom comportamento delas à noite quando vão dormir. 
Muitas vezes levantavam-se as duas e eu percebia que era a Lara que incitava a irmã a levantar-se. Disse à Lara que ela era a "chefe" das crianças e devia inspirar os irmãos a comportarem-se bem, dando-lhes o exemplo. Por vezes ofereço-lhe recompensas como escolher desenhos animados ou  fazer outras coisa de que goste (mas não é algo que aconteça muitas vezes).

Conhecem outras dicas que facilitem a rotina com crianças pequenas? Se sim, partilhem. :)

Entretanto espreitem este texto sobre os principais desafios de ter três filhos pequenos.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.