Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qua | 05.04.17

Como manter uma higiene oral exemplar

higiene oral.jpg

 

 

Alguma vez vos aconteceu fazer a escovagem dentária e, mesmo assim, sentirem que a vossa higiene oral não está completa? Isso pode ocorrer caso façam apenas a escovagem e se esqueçam de todos os restantes métodos.

Fazer a escovagem dentária é um passo muito importante para a manutenção de uma higiene oral adequada, no entanto, não é o único. Abaixo podem encontrar algumas dicas com as melhores ações a tomar e uma chamada de atenção para visitarem, periodicamente, um especialista da medicina oral.

 

Como manter uma higiene oral exemplar?

Vejam todas as dicas  e coloquem-nas em prática, uma a uma, até que se tornem hábitos saudáveis do vosso quotidiano. Sejam saudáveis e o vosso sorriso falará por si!

 

Escovagem, fio dental e flúor

A escovagem, como já foi referido, é muito importante. No entanto, esta não é a única ação de higiene que trará benefícios.

A escovagem deve ser realizada durante 2 minutos, onde se deve manter como alvo as superfícies externas, internas, de mastigação e, muito importante, a língua! A língua é um local de concentração bacteriana, portanto é um alvo importante. A sua escovagem irá permitir um hálito fresco.

O fio dental evita a acumulação de alimentos entre os dentes. Este deve ser usado uma vez por dia, quando tiverem tempo livre. Devem, ainda, juntar o flúor. Este deve, também, ser usado uma vez por dia, através de bochechos.

Tornem estas ações um ritual para a higiene oral adequada.

 

Alimentação saudável e sem doces

A alimentação saudável é muito importante para manter a saúde oral dentro dos parâmetros adequados. Como tal, devem evitar o consumo de doces, refrigerantes e outros alimentos que possam prejudicar a higiene oral.

Apostem em vitaminas e consumam frutas e legumes em maior quantidade. Lembrem-se, ainda, de beber muita água, de modo a evitar a secura das mucosas e a acumulação de bactérias.

 

Troquem a vossa escova de dentes!

A troca da escova de dentes vai evitar a formação de problemas desnecessários. Alguns desses problemas são o sangramento gengival, devido a lesões feitas com a escova, e uma higiene oral inadequada, devido à diminuição da capacidade de lavagem e das bactérias que se vão acumulando na escova.

Troquem a escova de dentes a cada 3 meses e promovam uma higiene oral adequada.

 

Visitem um especialista da medicina oral 

Colocando todas as dicas em prática, será possível dizer que terão uma higiene oral mais saudável. No entanto, falta uma dica essencial que irá ajudar a prevenir a existência de doenças em estado avançado: a visita regular a um especialista da medicina oral.

Este especialista fará um registo periódico do estado dos vossos dentes e, caso alguma alteração ocorra, o especialista da medicina oral irá resolver o problema, evitando complicações mais graves.

 

*Post escrito em parceria com a Direclin.

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.