Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Dom | 11.11.18

Como organizar os brinquedos dos miúdos e manter a casa arrumada

Maria arruma os brinquedos.jpg


Posso dizer que passei meio domingo a arrumar e organizar os brinquedos todos das crianças porque já não podia ver todos os baús, caixas e armários de brinquedos da casa cheios de um mix de tralha sortida que ninguém conseguia identificar.

Se há coisa que me atrofia a cabeça é ver peças de puzzles, roupas de barbies, peças de lego e todo o tipo de tralha misturada em todo o lado. Não é bom para os adultos que vivem na casa e também não é bom para as crianças que, não tendo os brinquedos devidamente organizados, não conseguem ficar concentrados numa brincadeira muito tempo nem decidir bem com o que querem brincar.

Então a minha tarefa de domingo foi organizar todos os brinquedos em caixas, sacos e latinhas, de modo a que cada coisa e conjunto de coisas tivesse um lugar próprio onde deve arrumar-se logo depois do uso.

Felizmente os miúdos não têm assim tantos brinquedos, o que ajuda muito nesta tarefa.

Agora brincam apenas com uma ou duas coisas de cada vez e arrumam logo as coisas depois de brincarem.

Já lá vão uns dias e está a correr bem. É mais difícil ter sempre a colaboração da Maria mas, com jeitinho, a coisa faz-se.

E, ao fim de semana, já se sabe que vou ter a casa cheia de brinquedos espalhados durante grande parte do tempo mas, pelo menos nos dias de semana, quero que isto de ter a casa arrumada resulte.

Somos 5 numa casa pequena e se não estiver minimamente em ordem ninguém se entende.

Para quem estiver interessado, as minhas dicas para manterem a casa sempre arrumada (no que diz respeito aos brinquedos) são as seguintes:

- Ter um lugar para cada grupo de coisas: aqui temos caixas para tudo o que são peças pequenas (peças de lego, puzzles, roupa de bonecas, fantoches, miniaturas de alimentos).

- Deixar os brinquedos com que as crianças mais pequenas não podem brincar longe do seu alcance. Tudo o que são puzzles cá em casa estão em cima de um roupeiro, todos juntos e devidamente organizados numa caixa grande.

- Habituar as crianças a brincarem com uma coisas de cada vez e a arrumarem logo depois de brincarem. Isto exige muita disciplina e paciência da nossa parte, porque dá mais trabalho do que arrumarmos nós tudo mas se pensarmos que é um investimento a longo prazo na educação dos miúdos, vemos que vale muito a pena.

- Definir uma hora à noite para que todos os brinquedos estejam arrumados para que ao chegar
a hora de dormir já esteja tudo organizado. 


- Na sala de estar, ter um baú um caixa bonita e que se enquadre bem na decoração, para guardar os brinquedos que são mais usados na sala. Assim eles podem brincar na sala de estar, junto dos pais, e têm um lugar para arrumar as suas coisas. 

Se tiverem outras dicas deixem na caixa de comentários, por favor.

Beijinhos e abraços

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.