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Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

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Sex | 24.06.16

Como organizar refeições para toda a semana

organizar refeições para toda a semana

 

Cá em casa não apreciamos muito cozinhar mas como temos que comer e, preferencialmente de forma saudável, temos que o fazer regularmente.

 

Entre comer coisas diferentes todos os dias e ter mais tempo de qualidade juntos, optámos pela segunda opção, pelo que cozinhamos cerca de duas a três vezes por semana e sempre depois das 22h00 (que é o horário em que a eletricidade é mais económica de acordo com a nossa tarifa tri-horária).

 

Eu, o meu namorado e a bimby (que já está arranjada, finalmente) cozinhamos todos ao mesmo tempo, cada um fazendo aquilo para que tem mais jeito.

 

Fazemos sempre em cada noite dedicada à cozinha:

 

- Papas de aveia para 4 dias;

 

- Sopa para 3 dias;

 

- Uma refeição para o almoço de 2 ou 3 dias.

 

Uma vez por semana, faço um bolinho ou bolachinhas sem açúcar para nós e para a Lara levar para o lanche.

 

Às vezes também faço gelatina sem açúcar mas, a sobremesa é quase sempre fruta da época, que temos sempre em casa e eu como 3 a 4 vezes por dia.

 

As sopas

 

Faço quase sempre na bimby com cebola, sal e 4 ou 5 legumes e verduras diferentes, deixando-os a cozer durante 30 minutos, velocidade 1, temperatura 100.

 

Depois de cozinhado, acrescento um fio de azeite e ralo tudo na velocidade 8 durante 25 segundos.

 

Finalmente acrescento uma das seguintes opções: espinafres, feijão, feijão-verde, grão, ervilhas, agrião ou couve ripada.

 

Os ingredientes que costumo usar na base da sopa variam entre: cenoura, abóbora, nabo, tomate, batata-doce, cougette, alho-francês, couve, beterraba, couve-flor, bróculos, alho.

 

Tento não misturar cenoura, abóbora, nabo e beterraba que têm um elevado índice glicémico quando cozinhados. Quando uso um deles, já não uso os outros.Comemos sempre sopa ao jantar e uma peça de fruta, às vezes uma torrada com manteiga, queijo ou fiambre ou um ovo e, lá de vez em quando, eu e a Lara comemos ao sopa ao almoço antes do segundo prato.Para as refeições do almoço fazemos um prato de carne (sempre carne branca e, uma vez por mês ou menos, carne vermelha) um de peixe e outro vegetariano.

 

Na semana passada, por exemplo, fizemos:

 

- Peito de perú no forno com legumes assados (em vez de apenas cenoura): misturo vários legumes e batata doce cortada em rodelas finas e levo ao forno com um pouco de sal, molho de soja e azeite. Fica delicioso. (dá sempre para 3 dias)

 

- Medalhões de pescada com mostarda no forno e legumes ao vapor (dobro a receita e rende 2 dias)

 

- Chilli vegetariano com arroz basmati, que acompanhámos também com legumes a vapor feitos na bimby ao mesmo tempo que a sopa, na varoma, ou salada. (dá sempre para umas 4 ou 5 refeições, por isso congelamos 2 doses para uma outra semana)Existem semanas em que basta cozinhar 2 vezes, principalmente quando temos almoços fora de casa ao fim de semana.

 

Às vezes, também aproveitamos o sábado para fazer um bom bife de carne vermelha (não mais que uma vez por mês, ainda tenho esperança de me tornar vegetariana) ou peixe assado com batata-doce.I

 

maginando que vamos cozinhar ao domingo, terça e quinta, das 22h00 às 23h30, ficamos com 4 noites livres para nós, para ver as nossas séries e filmes ou fazer outra coisa qualquer que será sempre mais interessante que cozinhar.

 

E por aí, como é que se organizam?

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