Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sex | 13.07.18

Da biblioteca #10

Esta semana trouxe livros muito diferentes (uns dos outros) para a Lara. Ela está numa fase em que se começa a interessar pelo funcionamento das coisas e mais pelos "porquês" do que pelos "como" pelo que decidi apostar em livros "mais enciclopédicos".

Para a Lara, 4 anos:

"De onde vêm as coisas"

É um livro muito giro, cheio de abas e janelinhas, que explica a origem e o processo de distribuição das coisas que fazem parte do nosso quotidiano: as nossas roupas, a nossa comida, os diversos produtos que utilizamos.
É mesmo muito interessante e adequado para crianças de 4 anos. A Lara gosta muito dele e ouve-me a ler com toda a atenção.


"Horas"

Há uns dias que a Lara tem pedido para levar o relógio que a avó lhe ofereceu para a escola. Também nos pergunta as horas com frequência. Achei que eram claros sinais de que estava na altura de lhe começar a ensinar as horas. E este livro é uma boa ajuda. 
O livro fala das horas e das várias atividades que fazemos a horas diferentes e também ensina as estações do ano, os meses, etc.


"O bebé"

Nesta gravidez a Lara tem-se revelado muito mais curiosa sobre o bebé e a forma como "surge". Já lhe expliquei a verdade de uma forma simples e sem grandes pormenores. Este livro é engraçado (exceto no que diz respeito às imagens das quais não sou fã) e tem uma linguagem clara e simples. Já o lemos várias vezes.


"Contos num minuto"

Tenho apostado em livros que têm várias histórias pequenas para ler à Lara antes de dormir. Assim não temos que ler sempre o mesmo e vamos diversificando o repertório de contos. Daqui ainda não li nenhuma mas depois de o folhear na biblioteca achei que podia ser interessante. Vamos ver.


"Os três ursos" e "A lebre e a tartaruga"

São contos pequeninos que se leem bem e são práticos para transportar para qualquer lado. Costumo levá-los quando vamos sair para entreter a Maria e a Lara num café, por exemplo.


"Anita e a visita de estudo"

Já há algum tempo que não trazia livros da Anita e este pareceu-me adequado, já que a Lara começou a fazer este ano algumas visitas de estudo.


"O lobo e os 7 cabritinhos"

É uma das histórias da minha infância e, apesar de o ter trazido mais para a Maria (tem figuras fofinhas para tocar e efeitos com tecidos e relevos brilhantes), a Lara também gosta bastante dele.


livrosdabiblioteca.jpg

anitaeavisitadeestudo.jpg

oloboeos7cabritinhos.jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.