Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sex | 29.07.16

Desfralde da Lara #1 - Os primeiros 2 dias

desfralde 77

 

Decidimos começar o desfralde da Lara aos 28 meses.Já nos tinham dito na creche que era uma boa altura e algumas pessoas na família (vocês sabem quais :P ) também nos diziam que estava na hora de lhe tirar a fralda.

 

Com franqueza, eu não estava com vontade nenhuma. Já lhe tinha apresentado o bacio, ela sempre nos viu a fazer chichi e cocó na sanita e já a tinhamos sentado no bacio várias vezes, mas nunca conseguimos que fizesse nenhuma necessidade fora da fralda. Tudo bem. Eu não tinha pressa.

 

Entretanto chegou o verão (unanimemente considerada a melhor época para o desfralde), chegou a Maria e soubemos que, em setembro a Lara vai mudar de educadora ( será a terceira educadora que terá desde que entrou na creche), o que nos dá um espaço de tempo muito específico para fazer o desfralde: o mês de agosto. Isto para não ser ao mesmo tempo do nascimento da Maria, nem da mudança de educadora o que poderia prejudicar o desfralde.

 

Na última semana de julho, no sábado, decidimos começar.Já tinhamos um bacio, comprámos um redutor do assento da sanita e colocámos uma cuequinha na Lara. Optámos por lhe vestir só um t-shirt e uns chinelos de plástico.

 

Explicámos-lhe que deveria avisar quando tivesse vontade de fazer chichi ou cocó e dissemos onde se fazia.Inicialmente optámos por ter o bacio na sala, para ser mais rápido colocá-la lá mas já mudámos de ideias e pusemos na casa de banho.Posso dizer que passei o fim de semana a lavar cuecas e a lavar o chão da sala porque a Lara fez chichi sempre no chão e com a maior alegria.

 

Claro que nunca brigámos com ela. O que fizemos foi explicar-lhe as coisas dezenas e dezenas de vezes, com toda a paciência do mundo. O máximo que consegui, no domingo, foi apanhar o chichi a meio e colocá-la no bacio para fazer o restinho, nem que fosse para ela perceber que tinha feito no bacio e estava muito bem assim.Eu nem me importo de lavar as cuecas e o chão.

 

Não me custa mesmo nada. O que me chateia é ter imensas dúvidas se a Lara está preparada ou não para o desfralde. Ela tem vários sinais de estar preparada: diz chichi, diz cocó, sabe onde se faz, avisa quando fez (embora nem sempre o faça) mas não sei... Não se mostrou nada incomodada quando fez chichi nas cuecas e até apontava para as poças de chichi no chão com alguma alegria.

 

Quando a tentávamos colocar no bacio ou na sanita começava a chorar e a dizer que não queria. Lá a conseguimos convencer a sentar no bacio com várias estratégias: iPad, livros, desenhos animados...Para ajudar a situação, ficou adoentada no sábado: tosse, febre baixa, ranhoca e má disposição. De qualquer forma continuámos o desfralde, colocando-lhe a fralda apenas para dormir.

 

Nestes dois dias nunca nos ocorreu colocar a Lara no bacio de 30 em 30 minutos. Simplesmente não nos ocorreu o que, agora, me parece uma estupidez... enfim.Na segunda-feira foi para a escola com três mudas de roupa na mochila e 6 pares de cuequinhas. Mas, sobre a escola falarei num outro texto.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.