Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 21.04.16

Diferenças entre a primeira e a segunda gravidez

gravidez

 

 

Este é um texto totalmente pessoal. Não é baseado em nenhum dado científico ou verdade universal, apenas na minha experiência pessoal que, tanto pelo que sei, pode ser totalmente diferente da de milhares de outras mulheres.Em termos emocionais não verifico grande diferença. A segunda gravidez é tão desejada como a primeira e as preocupações com o bem estar do bebé são exatamente os mesmos, nem maiores nem menores.

 

Em termos físicos, já existem muitas diferenças:

 

- A minha barriga cresceu muito mais depressa. Com 8 semanas já me sentia grávida de 3 meses. Com 3 meses grávida de 5 e, com 6 meses, grávida de 8.

 

- A barriga também ficou mais descaída logo de início e a cintura mais larga.

 

- O cansaço é enorme e começou muito mais cedo. Isto (quase de certeza) deve-se ao facto de ter uma filha de 2 anos numa fase em que exige muito de nós fisicamente.

 

- Tenho muito mais cãibras e começaram muito mais cedo. Tive imensas na barriga, principalmente quando pegava na minha filha ao colo e tive que fazer um suplemento de magnésio para melhorarem.

 

- O sono dos 3 primeiros meses manteve-se até aos seis meses. Agora, a entrar no sétimo mês, as coisas melhoraram um pouco.

 

- Engordei mais e mais cedo. Não engordei muito mais mas, definitivamente mais do que na primeira gravidez em que engordei  9 quilos no total. Desta vez, aos 6 meses já tinha engordado 8 quilos. A roupa que me servia quando estava grávida de 9 meses da Lara, aos 6 meses da segunda gravidez já me estava apertada.

 

- Tive muito mais desejos por doces. Isto pode dever-se ao facto de não ter ficado com diabetes gestacional nesta gravidez e ter relaxado mais, mas houve uma altura em que comia um gelado todos os dias. Parecia que não conseguia mesmo resistir.

 

- Desta vez tenho mais dificuldade em mexer-me. Logo aos 6 meses comecei a andar como um pato e ontem já tive que pedir ao Milton que me atasse os ténis, coisa que nunca me lembro de ter acontecido na primeira gravidez.

 

Também tenho muito mais dificuldade em baixar-me e carregar pesos.

 

- Sinto o bebé a mexer muito mais do que na primeira gravidez. Não sei se ela será mais mexida que a Lara ou se sou eu que estou mais sensível mas às vezes parece está a esticar-se toda e as passar as mãos pelo interior da barriga. É um bocadinho caricato mas não deixa de ser bom.

 

Em relação a outras coisas como a preparação do enxoval também não vejo grandes diferenças. Quase tudo o que a Lara usou foi emprestado e agora vai ser muito semelhante, até porque grande parte da roupinha e das coisas já foram da Lara.

 

Está tudo a ser preparado com muito amor e muita tranquilidade. A principal diferença é que estou mais experiente mas, também, mais perra e trapalhona.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.