Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 15.11.18

Duas brincadeiras fantásticas com cartão, a partir dos 2 anos

brincadeira cores 1.jpg

 

Uma característica gira dos miúdos é o facto de se fartarem dos brinquedos muito rapidamente e, o que era um sucesso numa semana, pode ficar esquecido infinitamente durante os meses seguintes.

Outra coisa gira dos miúdos (e esta é mesmo gira, principalmente para a nossa carteira) é que não têm preferência nenhuma por brinquedos caros (bom... pelo menos até aos 4 anos, que é a idade da minha filha mais velha). Eles gostam mesmo é de brincar com umas bolas de papel amassadas, aviões de papel, balões, molas de roupa, formas de bolos e quinquilharias várias que podem ser encontradas em qualquer cozinha. 

Assim que fiz esta descoberta, contemplei mentalmente uma série de possibilidades para entreter e fazer a felicidade dos meus filhos: de vez em quando faria um brinquedo com material reciclado ou com coisas que tivesse em casa e fazia-lhes uma bela surpresa ao fim da tarde ou em fins de semana chuvosos (daqueles em que ficamos todos os casa e os miúdos precisam de muito entretenimento).

E assim têm nascido coisas muito curiosas cá por casa, muitas das quais já foram expostas neste blogue, outras nem por isso (normalmente porque não fizeram grande sucesso).

As duas últimas brincadeiras que fiz foram um grande sucesso e são mesmo simples.

Uma é de encaixar formas e consiste em desenhar formas num cartão (convém não ser muito grosso para não ser difícil de cortar) e corta-las com um x-acto. 

A outra tem como objetivo fazer padrões lógicos de cores mas também é ótimo para usar a imaginação e fazer padrões de cores de acordo com a vontade e criatividade da criança.

É só pegar num cartão grosso, colar quadradinhos de velcro (a parte áspera) e cortar bolinhas coloridas de tecido de feltro. Elas amaram esta brincadeira e brincam imenso com ela. É nestas alturas que confirmo que não é mesmo preciso gastar dinheiro com brinquedos caros para fazer as crianças felizes. As miúdas brincam tanto ou mais com isto do que com outros brinquedos que têm.

Tenho encontrado estas e outras ideias giras de atividades para miúdos no canal da Flávia Calina. Se gostam de fazer estas coisas, ou apenas para se inspirarem,  vale a pena visitar o canal porque tem ideias fantásticas e a Flávia é uma educadora maravilhosa.

Divirtam-se e contem-me. :)


diy 2.jpg

brincadeira formas.jpg

dyi 1.jpg

brincadeira cores 2.jpg

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.