Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qua | 13.06.18

Eu e a Lara: diferenças e semelhanças

IMG_2880.jpg

 

Dizem que a Lara é parecida comigo. 

Eu acho que é uma boa mistura entre mim e o pai com mais características minhas: físicas e psicológicas. Mas, olhando bem para ela, é diferente de mim em muitas coisas. É parecida comigo mas está longe de ser igual. E ainda bem.

Fisicamente até é parecida nos traços mas tem cores diferentes. A cor da pele é diferente, a cor dos olhos, do cabelo.

Psicologicamente é, de facto, mais parecida comigo: é tímida como eu mas muito expansiva quando se sente à vontade. É muito física e enérgica, gosta de escalar coisas, correr, sujar-se de areia e terra e rebolar pelo chão até ficar com a roupa toda encardida. Eu era igual quando era pequena.

Fala bastante e gosta muito de argumentar, principalmente de uma forma que a favoreça. Tem um grande sentido de justiça e é muito curiosa acerca de tudo (tal como as outras crianças).

Mas olho para ela e vejo muitas diferenças em relação à criança que eu fui.

A Lara é muito mais meiguinha. Eu era mais arisca e reservada. Ela é muito delicada e física. Gosta imenso de abraços, beijinhos, massagens e não se coíbe de ser ela a ter a iniciativa de nos abraçar e fazer uma massagem nas costas. :)

Ela adora a escola e vai muito feliz para lá. Gosta das professoras e auxiliares e do seu grupo de amiguinhos.
Eu nunca gostei da escola. Gostava de estudar mas detestava ir para a escola que era, para mim, um sítio muito hostil e pouco agradável.

A Lara não gosta de estar sozinha e requisita sempre a nossa companhia para tudo, mesmo para ver desenhos animados.
Eu brincava quase sempre sozinha e não me lembro de pedir alguma vez para alguém me fazer companhia ou brincar comigo (pode ter acontecido mas não me lembro). Lembro-me de fazer muitos desenhos e inventar muitas brincadeiras na minha cabeça e de gostar de brincar assim. Talvez por não conviver com outras crianças com frequência não era lá muito sociável.

A Lara é muito vaidosa e gosta de escolher a roupa, sapatos e até acessórios. Não me lembro de ter essa vontade com 4 anos.

A Lara é um pouco tímida mas creio que tem uma boa auto estima. Diz muitas vezes que gosta de si e luta pelos seus interesses de várias formas. Apesar de tímida espevita quando tem de ser. Por exemplo, se estiver num pula pula cheio de crianças a empurrarem-se, ela vai-se desviando entre os meninos, e lá vai conseguindo safar-se sem empurrar ninguém e sem ser empurrada.
Se fosse eu afastava-me logo da confusão.
Eu era bastante insegura e nunca lutava por nada. Na infância, claro. Depois as coisas mudaram um bocado, para melhor.

Vejo na minha filha uma criança muito mais determinada, alegre e espevitada do que a criança que eu era. E sinto-me mesmo muito feliz com essas diferenças.
 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.