Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Dom | 19.03.17

Lara#16 Aos 3 anos, largou a chucha

lara com chucha.jpg

Finalmente.

Já estava a começar a ficar nervosa com esta questão da chucha. 

A partir dos 18 meses a Lara ficou bastante mais agarrada à chucha. Passou a usá-la não só para dormir, mas também como consolo.

A pediatra aconselhou-nos a tentar que ela largasse a chucha logo pelos 2 anos. Não conseguimos. Era árduo vê-la a pedir a chucha sempre que estava triste e não lha dar. Não ia acontecer nem tão depressa.


Entretanto tentámos que ela usasse a chucha apenas para dormir e em "momentos de crise". E os meses foram passando, e os 3 anos foram-se aproximando, e os meus nervos foram aumentando. 


Eu tinha receio, sobretudo, de não encontrar a melhor solução para isto. Tirar a chucha à força estava fora de questão. Mentir, também. Mas, usar chucha a partir dos 3 anos, também não era opção.


O que fiz, não muito convencida, foi conversar com a Lara e dizer-lhe que ela já era muito grande para usar chucha, que a chucha fazia mal aos dentinhos, que se estragasse os dentinhos era uma pena porque não poderia comer pão e bolachas de que ela tanto gosta, que as chuchas são para os bebés como a Maria, que ainda não têm os dentinhos todos... e por aí fora.

Combinámos que antes de fazer 3 anos, iria deixar de usar chucha de vez.

E fomos tendo esta conversa de vez em quando.

Uma destas noites, a Lara entrega-me a chucha e diz que não vai usar mais chucha, que a chucha é para bebés e faz mal aos dentes. E pronto. Foi isso.

Ainda lhe dei a chucha duas vezes porque ela estava doentinha e chorosa e fui eu que dei (ela nem pediu) mas foram casos isolados.

Arrumou a chucha numa caixinha de chuchas e disse que era para a Maria.

Minha rica filha. Nunca pára de me surpreender (ou sou eu que sou muito naba e todas as crianças fazem o mesmo).

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Purpurina 01.04.2017

    Cada um com o seu ritmo. Tivemos sorte e a Lara não insistiu mais. Em outras coisas é mais complicado, noutras menos. Percebo que tenhas decidido esperar. Se a Lara não quisesse deixar a chucha não me estou a ver a forçar nada... Vais ver que quando deres por isso ele é que não quer chucha.:)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.