Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Dom | 23.09.18

Livros maravilhosos para crianças de 2 anos #1

elmer.jpg

 

Tenho uma relação um bocado estranha com livros para crianças pequenas (cerca de 2 anos).

Gosto imenso de ler e já devo ter trazido para casa metade dos livros para crianças pequenas da biblioteca mas a verdade é que não gosto especialmente dos livros para esta faixa etária. As histórias parecem-me sempre meio tolas e inconsequentes e não me dão grande vontade de ler.

Depois de trazer muitos livros diferentes, acabo por gostar mais dos dicionários de imagens que sempre são mais didáticos e ajudam a adquirir vocabulário.

Todavia, existem alguns livros que são giros para esta idade e, para o caso de existir por aqui mais alguém com o mesmo problema que eu, decidi criar uma nova rubrica neste estaminé: "Livros maravilhosos para crianças de 2 anos".

Vê-se logo que é uma rubrica ambiciosa (ou pretensiosa) porque pretende tratar não de livros "bons" ou "adequados" ou "giros" mas sim de livros absolutamente maravilhosos para criancinhas que mal sabem falar quanto mais ter interesses literários.

Mas, tendo em conta a experiência aqui de casa, mencionarei apenas os livros que têm sido de grande interesse quer para as miúdas, quer para os adultos que os leem dezenas de vezes (às vezes seguidas).

Hoje trago os livros do Elmer. Eu não conhecia e fiquei logo fã. A nossa amiga Carolina, que é escritora, ofereceu às miúdas livros do maravilhoso Elmer, o Elefante colorido, que faz as delícias de todos cá em casa.

As histórias são simples, giras e didáticas, sendo que não raramente ensinam princípios éticos (o que me agrada mesmo muito em livros para crianças). 

Existem versões das histórias do Elmer para crianças mais pequenas (pelos 2 anos) e para crianças maiores. Cá em casa temos os dois mas hoje refiro-me apenas aos livros dedicados aos mais pequenos.

São histórias com frases simples e curtas, que apelam muito aos sentidos o que faz com que mesmo as crianças mais pequenas se mantenham sempre interessadas. Os livros também são de cartão muito grosso o que é imprescindível, como sabem todos os educadores de crianças pequenas, prontas para estilhaçar qualquer objeto que lhes chegue às mãos.

Afirmo com absoluta convição que estes livros são um presente fantástico para os mais pequenos. O sucesso é garantido! 


Nota: Este não é um post de publicidade mas bem podia ser.  ;)

 

elmer3.jpg

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.