Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Ter | 07.03.23

O que torna alguém um bom professor?

mujer-vista-frontal-leyendo-algo-sus-estudiantes.j



Enquanto estudei, conheci poucos professores extraordinários. Mas, os que conheci, mudaram-me a vida. Podem ler mais sobre isso aqui.

Entretanto, desde que tive filhos, que começei a conhecer mais professores extraordinários. Noto-os sobretudo pelas atitudes e palavras dos meus filhos em relação a eles.

Na verdade, o que têm em comum é uma entrega muito grande à profissão e uma vocação notória para ensinar e lidar com crianças mas, em tudo o resto, são bastante diferentes. Todos, execelentes professores.

Então o que faz de um professor, um bom professor?

Da minha parte, posso dizer que eles conhecem os meus filhos. Conhecem os seus gostos, as suas características pessoais e a forma como reagem em diferentes contextos. Quando me encontram, às vezes, dizem-me coisas sobre eles que nem eu sabia.

Da parte dos miúdos, posso falar do que eles me contam:

- A Lara sempre teve uma vontade enorme de ir para a escola. Chegava a chorar se, por estar com uma virose, tinha que ficar em casa.

- O Eduardo, não tendo sempre vontade de ir à escola, tem sempre vontade de correr para a sua professora e abraçá-la. Chega, inclusive a pedir-lhe para passar tardes na casa dela (a este não falta lata).

- A Maria, sendo uma miúda muito responsável e atinada, consegue desenvolver muito bem as suas capacidades com a professora que tem, meiga e exigente na mesma medida. A meio do primeiro ano, e sem lhe ensinarmos nada em casa, já tenta ler tudo o que lhe aparece à frente com um método e um desembaraço que só consigo atribuir ao método da professora.

Depois temos os outros professores: de música, de desporto e de inglês.

- Pelo que percebo, a professora de inglês do Eduardo é muito animada. Nas aulas parece haver uma conjugação interessante de música, teatro e jogos que deixam os miúdos muito divertidos.

- Com o professor de Educação Física, estão todos felicíssimos. Parece que não existe uma aula igual às outras. A Lara, especialmente, durante uma das nossas conversas antes de dormir, ficou muito tempo a explicar-me porque é que gostava tanto das aulas do professor: porque ele participa nos jogos com os alunos, cria sempre jogos novos para a turma, deixa-os explorar os materiais com alguma liberdade e ensina exercícios novos e mais desafiantes se acha que eles conseguem. Para a Lara, que adora desporto e detesta rotina não poderia haver um professor melhor.

- A professora de música, parece que é uma festa em pessoa. Sempre muito bem disposta, está a criar uma grande cumplicidade com os alunos. A Lara farta-se de rir com ela e, graças à professora, já conseguimos convencer a Maria a ir para o coro.

Continuo a achar que ser professor é a profissão mais importante e bonita do mundo. E ser um bom professor deve ser dos propósitos de vida mais extraordinários de sempre.

Tenho uma gratidão infinita pelos bons professores que vou conhecendo. Oxalá eles tenham, em breve, todo o reconhecimento que merecem.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.