Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Seg | 14.11.22

Os melhores livros que já li aos meus filhos

IMG_6768.jpg


Encontrar bons livros para crianças não é fácil, pelo menos para mim.

Por outro lado, rodear os meus filhos de livros, desde que eram bebés, é praticamente uma das minhas missões mais importantes como mãe. 

Deposito muita esperança nos livros: espero que entretenham os meus filhos, que os façam sonhar, que os façam rir, acreditar em magia, que os façam viajar e, também, que lhes ensinem um pouco do que é realmente importante na vida.

IMG_6762.jpg


Entre as centenas de livros para crianças que já passaram cá por casa, há uma coleção que se destaca de todas as outras: os livros do Sapo, do ilustrador e escritor holandês Max Velthuijs.

Esta coleção tem vários livros e já os trouxe para casa várias vezes. Neste momento, estou a ler um aos meus filhos todas as noites antes de irem para a cama. Leio o livro e depois ficamos uns minutos a conversar sobre a história e a refletir sobre o que acabámos de ouvir.


Em cada livro, o autor fala-nos de um tema diferente: pode ser o amor, a tolerância, o medo, a curiosidade, o materialismo, as expetativas, a depressão, a amizade, entre tantos outros. A diferença entre estes livros e os outros é que o autor apresenta-nos os temas de uma forma especialmente bonita e sensível, através de personagens deliciosos: o sapo, sensível e sempre pronto a abraçar o novo e o diferente; o porco, trabalhador, muito amigo  e muito conservador; a pata, sempre bem disposta e pronta a animar os outros; a lebre, sábia, pragmática e segura; e o rato, aventureiro e sempre disponível para ajudar o próximo.

A interação entre os personagens é um retrato muito poético e, ao mesmo tempo, realista das interações humanas que testemunhamos todos os dias. E é isso que torna os livros tão especiais. Fazem-nos refletir sobre temas importantes sem nos contarem as histórias de uma forma óbvia ou moralista. É um convite à reflexão, mais do que uma exposição de bons valores e bons comportamentos.

Depois de ler centenas de livros infantis, asseguro-vos que estes são os melhores que encontrei. 

Tendo sido escritos nos anos 80 e 90, não refletem algumas das caraterísticas dos tempos atuais, mas o essencial está lá, até porque acredito que a justiça, a bondade e a ética são intemporais e independentes de qualquer contexto.

Conhecem estes livros? 

IMG_6774.jpg




Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.