Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Seg | 11.07.16

Pão de Banana com sabor à minha infância

Quando era pequena (cerca de 5 anos) a minha "ama" era uma vizinha que tinha uma neta da mesma idade que eu. A minha mãe pagava-lhe para tomar conta de mim enquanto os meus pais estavam a trabalhar.
 
A senhora tinha uns hábitos educacionais e éticos um pouco duvidosos, como ajudar a neta a ganhar-me nos jogos e, em conversas com outros vizinhos à nossa frente, elogiar o bom comportamento da neta em oposição ao meu , de "maria rapaz" e rapariga destrambelhada que se sujava toda a subir a árvores e a brincar na terra.
 
Fora isso, eu gostava de lá estar. Gostava muito da neta da senhora, de brincar com ela e a senhora também era razoavelmente agradável a maior parte do tempo em que não estava a minar a minha autoestima. Ensinava-nos a fazer renda, e deixava-nos fazer pão com ela, debulhar milho e uma série de coisas que não fazia na minha casa e eram francamente divertidas.
 
A senhora também fazia uma comidinha muito boa e uns pãezinhos de canela divinais. Ela chamava-lhes broas e eram do tamanho e formato de bolas de pão mas escurinhas, encorpadas e com um sabor maravilhoso a especiarias.
 
Esta conversa toda para dizer que encontrei uma receita que me faz lembrar muito aquelas broas fantásticas.
 
A consistência e o formato são diferentes mas o sabor lembra-me em tudo aqueles momentos doces da minha infância.Falo-vos de pão de banana com canela.
 
Faço para o lanche de toda a família e como simples ou com queijo, como se fosse um pão normal. Desta vez fiz numa forma de tarte porque não tinha outra mas já comprei uma forma de silicone em forma de pão de forma, para poder cortar o pão de banana às fatias.
 
Este é um pão perfeito para a lancheira das crianças, ou para levar para o trabalho. Não tem muitos ingredientes, e é realmente muito simples de preparar.
 
A consistência é a de pão mas o sabor é de bolinho bom.Espero muito que gostem, eu adoro!Segue a receita tal como a fiz (já se sabe que gosto sempre de introduzir algumas alterações à receita original).

Pão de Banana

 

  • 6 bananas dos Açores bem maduras

  • 8 tâmaras descaroçadas

  • 3 colheres de sopa de manteiga

  • Sumo de meio limão

  • 2 colheres de chá de canela

  • meia chávena de farinha de arroz

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

  • 4 ovos

  • 1 pitada de sal
     


    Pré-aquecer o forno a 180°.

    Colocar todos os ingredientes no copo da bimby e misturar na velocidade 7 durante 30 segundos.

    Colocar a mistura numa forma de silicone e deixar cozer durante cerca de 20 a 30 minutos (depende do forno).

    Bom apetite!


    pão de banana


    pao de banana 3


    pao de banana 2


    pao de banana 1
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.