Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sex | 28.02.20

Que hábitos querem passar aos vossos filhos?

livros.jpeg


Naturalmente a gentileza, a empatia, a alimentação saudável, o gosto pela aprendizagem, a ética, talvez a prática de desporto, a leitura, a música e tantos outros que dependem da dinâmica de cada família.

Por aqui, para além do hábito de criar piadas tolas de hora a hora (é mais forte que nós), tentamos criar o hábito da leitura.

Acho que este hábito se tem sobreposto a muitos outros, porque as miúdas adoram livros e desfolham-nos todos os dias e ainda não dizem bom dia às pessoas (de livre vontade.)

Enfim... prioridades.

Há sempre livros cá em casa. Todas as semanas entram e saem entre 10 a 20 livros diferentes da biblioteca. As miúdas adoram que lhes leia livros e elas próprias os exploram sozinhas. A Maria, por exemplo, está numa fase deliciosa em que "lê" as histórias sozinha e cria as suas próprias versões.

O Eduardo ainda não liga muito a livros mas trago sempre livros para ele e, imitando as irmãs, ele pede-me para lhos ler, embora perca o interesse pela história em menos de um minutos (o que é normal com 1 ano e meio).

Agora... os livros que trago para casa são muito bem escolhidos. Chego a estar duas horas na biblioteca, rodeada de uns 50 livros, arrumados em pilhas à minha frente (a foto acima é de uma pequena parte da mesa), e desfolhar um a um para escolher 10 para levar para casa. Acho que escolher livros para os meus filhos é mesmo uma das minhas atividades preferidas, logo depois de, efetivamente, ler.

Por isso, e para que o proveito deste trabalho não fique só para mim, partilho convosco alguns dos nossos preferidos da atualidade. São livros com histórias engraçadas e pertinentes que servem bem crianças dos 3 aos 6 anos e também os pais já que, para contarem a história com o entusiasmo necessário para encorajar os filhos a gostar de ler, convem gostarem do que estão a ler. Se for uma catrefada de parvoíces (o que não é uma raridade em livros para crianças) é difícil fazer uma leitura honesta e cativante.

Para saber mais sobre os livros é só clicar no título.

O coelho que sabia ouvir

É o meu preferido! Deve ter sido escrito por alguém que percebe muitíssimo de psicologia e comunicação porque conta a história - que tem uma moral -, de uma forma sublime e muito eficiente. Sempre que o leio sinto que é mais um livro para os pais do que para os filhos.

320x.jpeg



Posso espreitar a tua fralda?

Não sei se vai ajudar muito no desfralde mas é dos mais giros que li. As crianças adoram! Deve ser praticamente impossível uma criança não adorar o livro, dada a fixação das crianças por "cocó".

posso espreitar a tua fralda.jpeg


A lagartinha muito comilona
É um livro muito giro e fácil de contar, principalmente a crianças mais pequenas que, na maior parte das vezes, não conseguem manter a atenção numa história por muito tempo.

320x (1).jpeg


O tigre que veio para o chá
Este livro é delicioso! As imagens, a história, o ambiente retro e surrealista... é uma obra de arte em forma de livro infantil. É dos meus preferidos.

320x (2).jpeg

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Purpurina 28.02.2020

    Ahahahah é exatamente assim que acho que me devem ver: "A maluca da biblioteca". É maravilhoso sentir que não sou a única! :D Chego a trazer 20 livros de cada vez. Identifico-me completamente.
    Fico muito contente por saber que gostava das partilhas da biblioteca! Vou, com certeza, voltar a publicar. Como não tinha muito feedback achava que talvez fosse um conteúdo que não interessasse tanto às pessoas mas fico mesmo feliz por saber que gostava.
    Um beijinho

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.