Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qua | 05.04.23

Sobre o artigo de Alexandre Pais

educação 7.jpg


Talvez esteja a ser ingénua ou superficial. Não sei. O facto é que não quero ofender ninguém, nem desmerecer nenhum tipo de luta.

Acredito, inequivocamente, que o culto do corpo perfeito (principalmente da mulher, mas também do homem) é desnecessário, pernicioso e perigoso. Acredito, sobretudo, que este culto afasta o ser humano da racionalidade e da felicidade.

E, como em relação a uma série de outros problemas e equívocos no mundo, acredito que este se resolve sobretudo com a educação. 

Eduquemos os nossos filhos, já que muitos adultos têm a cabeça e a vontade duras demais para se flexibilizarem perante o que lhes foi incutido a vida toda.

Eduquemos as crianças para o respeito pela diferença, para o respeito pelo próximo e por si próprias. Ensinemos as crianças a não ofenderem ninguém e a não se deixarem ofender. E, quando digo "não se deixarem ofender" não significa espetar um pontapé  a quem lhes chama nomes. Ensinemos as crianças a não cederem espaço mental a palavras "idiotas", "tolas" e "ignorantes".  

Cá em casa ensinamos os miúdos que quem lhes chama nomes é digno de pena, de muita pena mesmo. Tentamos explicar-lhes porque não devem ser cruéis para os outros meninos e que as palavras não os podem magoar, por isso devem ser ignoradas quando são desagradáveis.

É o que pratico também. Ou tento, vá.

Quando percebo que alguém escreve o que o cronista Alexandre escreveu penso: "coitado". E dou o seu exemplo aos meus filhos como algo que não se deve fazer. Como quem diz: "Olha filho, vês aquele senhor a mandar lixo para o chão? Não se faz. O senhor é muito mal formado. Claramente nunca o ensinaram a ser higiénico e a respeitar o espaço público." 

E depois tento não pensar mais nisso, concentrando-me antes nas pessoas que escrevem coisas boas e bonitas e, efetivamente, tranformam o mundo num lugar melhor.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.